Vale a pena fazer uma mudança internacional?

abril 09, 2024

Vale a pena fazer uma mudança internacional?

Quais os pontos mais importantes de serem ponderados quando em processo de mudança de país?

Essa é uma pergunta que nos fazem com frequência e existem alguns pontos a serem ponderados.

Estou em processo de relocação para outro país, uma instituição privada ou pública (uma empresa, universidade, o exército, ou governo de meu país (diplomata)) irá pagar minha mudança ou me dará uma ajuda de custos.
 
Para pessoas em processo de relocação por empresa, exército, governo (diplomatas) ou qualquer outra instituição que inclui no pacote de relocação o pagamento da mudança ou ajuda de custo com a mudança, a resposta é mais simples, vale muito a pena fazer uma mudança internacional!

Caso esse não seja o seu caso, vamos apresentar alguns outros pontos que acreditamos serem válidos à tomada de decisão.

Tenho muitos itens com valor sentimental, o que fazer?

O que percebemos muitas vezes é que itens de valor sentimental são sempre os itens prioritários na mudança, são sempre aqueles que não podem faltar. São itens únicos, que carregam parte de nossa história e muitas vezes nos ajudam com a adaptação em outro país, pois ajudam com que nos sintamos em casa, independentemente de onde estivermos. Esses podem ser decorações (quadros, esculturas, louças de família ou até mesmo móveis), podem ser itens que foram herdados de família ou não.

Para esses casos, a depender do destino e tamanho da mudança, muitas vezes um embarque aéreo ou consolidado marítimo poderá ser uma boa opção.

Planejo residir fora do Brasil, mas não sei por quanto tempo, será que vale a pena levar uma mudança?

Irá viver de aluguel? Será alugado um local com móveis ou sem móveis? Qual é a diferença no valor do aluguel? 
Nesse caso, vale a pena comparar se o custo da mudança não é inferior à diferença no valor do aluguel entre um local mobiliado e um local sem mobília. 
Comprará um local próprio? Dependerá do próximo ponto.

Meus móveis são de excelente qualidade, são duráveis e muito bem-feitos, levar ou deixar?

Muitas vezes, na venda dos móveis, existe uma depreciação grande nos valores. Com o valor que conseguirá na venda dos móveis no Brasil conseguirá comprar móveis de equivalente qualidade e durabilidade no país de destino? Caso não, é muito possível que levar os itens na mudança seja a opção mais interessante.

Estou retornando ao Brasil, vale a pena levar uma mudança?

Sim, com certeza! É importante começar seu planejamento de mudança com alguns meses de antecedência e consultar conosco todas as informações mais importantes e pertinentes ao processo de importação de mudança no Brasil. 

Para mais informações e suporte, pode contar com a equipe Gentileza International Movers.